segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Planejamento anual - Artes 6º ao 9º Ano

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “SEVERINO RAMOS DA NÓBREGA”
Professora: FABIANA DALIARK DA SILVA CASADO
ANO: 2012
DISCIPLINA: ARTE
PLANEJAMENTO ANUAL
(6°e 7º ano do Ensino Fundamental)

Objetivos Gerais da área:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.

• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.

• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.

• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.

• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.

• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima. 

Habilidades a serem desenvolvidas
• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo. 

• Identificar formas visuais, no trabalho freqüente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.

• Representar idéias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.

• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos. 

• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.

• Apreciar a Cultura Nordestina, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e as demais áreas do conhecimento.

• Definir o conceito de Arte e belo.

• Identificar cores quentes, frias, primarias e secundarias.

• Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.

• Apreciar musicas e seu contexto histórico.
  Apreciar as festas  da cultura nordestina.
CONTEÚDOS DE ARTE
6°  e 7º Ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º semestre

1° semestre 

Introdução à analise das imagens artísticas

• Conceito de Arte (arte figurativa e arte abstrata).

• Conceito do Belo (observando obras de arte e fazendo releituras).

• Função da Arte.

História da Arte

• Pré-História

• Arte indígena

• Danças rituais, artefatos cerimoniais, pintura corporal, cestaria, música, cerâmicas e objetos de uso diário.

• Arte Africana.

• Utensílios, mobiliários, escultura, pinturas, tatuagens, desenhos, máscaras, artesanatos, etc.

• O belo na concepção africana.

Morfologia (estudo das formas geométricas)

• Ponto, linha, plano e ângulos.

• O quadrado, o circulo, o triângulo e o retângulo. 


Geometria Criativa

• Linhas, letras e números.

• Tangram

• Linhas e formas

• Criando formas.

• Expressividade artística das linhas.

• O quadrado, o circulo, o triangulo e o retângulo. 



Estudo da cor

• Origem e evolução

• Cores primárias e secundarias.

• Cores quentes e frias.

• Aspectos psicológicos das cores.


Cultura Nordestina
• Festas regionais 
• Folclore
• Monumentos históricos. 


MACRO ATIVIDADE:

Danças Folclóricas de nossa região 


2º Semestre

Expressão plástica

• Técnicas de pintura (com giz de cera, caneta hidrográfica, giz colorido, lápis de cor, guache entre outros)

• Arte-colagem e mosaico (técnicas, materiais, pesquisa e criatividade).

• Técnica de pintura mista (mistura de materiais e/ou técnicas).

• Textura


Música

• História da música.

• Linguagem musical / gêneros musicais.


Teatro

• Origem do teatro grego

• Máscaras e fantoches.

• Linguagem cênica. 


MACRO ATIVIDADE:

Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 6º Ano e 7º Ano)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física


CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: FABIANA DALIARK DA SILVA CASADO
8° e 9º Ano do Ensino Fundamental

Objetivos Gerais da área:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.

• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.

• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.

• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.

• Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.

• Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.

• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.

• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.
 


Habilidades a serem desenvolvidas no 8° e 9º Ano

• Utilizar com propriedade diversas técnicas de arte com procedimentos de pesquisa, experimentação e comunicação.

• Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero.
 

• Registrar e documentar informações, obtidas com artistas, documentos, livros, etc., relacionando-os às suas próprias experiências pessoais, como criadores, interpretes e apreciadores de arte (dança, artes visuais, musica e teatro).

• Apreciar, discutir, refletindo e adotando atitudes de respeito frente à variedade de manifestações musicais.

• Analisar as interpretações musicais que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas.

• Conhecer a história do teatro brasileiro durante o século XVIII e XIX.

• Conceituar musica popular brasileira.

• Listar os principais museus do mundo.

• Definir impressionismo, Expressionismo, Cubismo, Surrealismo e Dadaísmo.
 

CONTEÚDOS DE ARTE
8°e 9º Ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º semestre
1º semestre

1. História da Arte

• Impressionismo

• Pós-impressionismo

• Neo-impressionismo

• Expressionismo


2. Cores

Aspectos psicológicos das cores

1. Expressão plástica

• Vitral

• Trabalhando com sucatas


2. Artesanato

• Brasileiro

• Indígena

• Afro-brasileiro

• Africano


MACRO ATIVIDADE: músicas Folclóricas de nossa região 

2º Semestre

1. Teatro

• História do teatro brasileiro (século XVIII e XIX)

• Linguagem teatral


2. Música

• Linguagem musical

• Musica Popular Brasileira

• Musica Popular Nordestina


3. Museus

• Principais museus do mundo


MACRO ATIVIDADE:

Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 8º Ano e 9º Ano)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física

14 comentários:

  1. Amei o seu blog, muito original e objetivo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado/a Professor/a,

    Faço a divulgação destes livros sobre Pedagogia na expectativa de que algum lhe possa interessar. Agradecia que fizesse a divulgação pelos seus contactos. MUITO OBRIGADO.

    - 50 Técnicas de Avaliação Formativa, José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2012
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - O Professor faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2010
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2009
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html

    - Métodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infância (Educação Infantil). Um guia prático com actividades para os Educadores de Infância e para os Pais. José Lopes & Helena Silva, Areal Editores, 2008.
    http://www.wook.pt/ficha/metodos-de-aprendizagem-cooperativa-para-o-jardim-de-infancia/a/id/1430210
    Podem ser adquiridos na Livraria Saraiva - http://www.livrariasaraiva.com.br; zambonibooks@terra.com.br; Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br
    Com os melhores cumprimentos,
    José Lopes jlopes@utad.pt
    Professor associado de psicologia da educação e da aprendizagem
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    Helena Silva helsilva@utad.pt
    Professora associada de metodologia de ensino das ciências
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog!!!!Muito objetivo e bom de trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito deste plano! MUito interessante!!!

    ResponderExcluir
  5. Preciso fazer um plano de curso para o 9ªano sobre a Tela Movimento de Waldemar Cordeiro, em 6 aulas, contendo competencias e habilidades , como manda um bom plano de curso. se alguém puider me ajudar, obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, obrigada pela colaboração

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse plano de aula, um planejamento bem elaborado, parabéns.

    ResponderExcluir