segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Planejamento anual - Artes 6º ao 9º Ano

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “SEVERINO RAMOS DA NÓBREGA”
Professora: FABIANA DALIARK DA SILVA CASADO
ANO: 2012
DISCIPLINA: ARTE
PLANEJAMENTO ANUAL
(6°e 7º ano do Ensino Fundamental)

Objetivos Gerais da área:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.

• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais e identificá-los culturalmente.

• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.

• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.

• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.

• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima. 

Habilidades a serem desenvolvidas
• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo. 

• Identificar formas visuais, no trabalho freqüente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.

• Representar idéias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.

• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos. 

• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.

• Apreciar a Cultura Nordestina, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e as demais áreas do conhecimento.

• Definir o conceito de Arte e belo.

• Identificar cores quentes, frias, primarias e secundarias.

• Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.

• Apreciar musicas e seu contexto histórico.
  Apreciar as festas  da cultura nordestina.
CONTEÚDOS DE ARTE
6°  e 7º Ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º semestre

1° semestre 

Introdução à analise das imagens artísticas

• Conceito de Arte (arte figurativa e arte abstrata).

• Conceito do Belo (observando obras de arte e fazendo releituras).

• Função da Arte.

História da Arte

• Pré-História

• Arte indígena

• Danças rituais, artefatos cerimoniais, pintura corporal, cestaria, música, cerâmicas e objetos de uso diário.

• Arte Africana.

• Utensílios, mobiliários, escultura, pinturas, tatuagens, desenhos, máscaras, artesanatos, etc.

• O belo na concepção africana.

Morfologia (estudo das formas geométricas)

• Ponto, linha, plano e ângulos.

• O quadrado, o circulo, o triângulo e o retângulo. 


Geometria Criativa

• Linhas, letras e números.

• Tangram

• Linhas e formas

• Criando formas.

• Expressividade artística das linhas.

• O quadrado, o circulo, o triangulo e o retângulo. 



Estudo da cor

• Origem e evolução

• Cores primárias e secundarias.

• Cores quentes e frias.

• Aspectos psicológicos das cores.


Cultura Nordestina
• Festas regionais 
• Folclore
• Monumentos históricos. 


MACRO ATIVIDADE:

Danças Folclóricas de nossa região 


2º Semestre

Expressão plástica

• Técnicas de pintura (com giz de cera, caneta hidrográfica, giz colorido, lápis de cor, guache entre outros)

• Arte-colagem e mosaico (técnicas, materiais, pesquisa e criatividade).

• Técnica de pintura mista (mistura de materiais e/ou técnicas).

• Textura


Música

• História da música.

• Linguagem musical / gêneros musicais.


Teatro

• Origem do teatro grego

• Máscaras e fantoches.

• Linguagem cênica. 


MACRO ATIVIDADE:

Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 6º Ano e 7º Ano)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física


CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: FABIANA DALIARK DA SILVA CASADO
8° e 9º Ano do Ensino Fundamental

Objetivos Gerais da área:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.

• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.

• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.

• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.

• Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.

• Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.

• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.

• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.
 


Habilidades a serem desenvolvidas no 8° e 9º Ano

• Utilizar com propriedade diversas técnicas de arte com procedimentos de pesquisa, experimentação e comunicação.

• Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero.
 

• Registrar e documentar informações, obtidas com artistas, documentos, livros, etc., relacionando-os às suas próprias experiências pessoais, como criadores, interpretes e apreciadores de arte (dança, artes visuais, musica e teatro).

• Apreciar, discutir, refletindo e adotando atitudes de respeito frente à variedade de manifestações musicais.

• Analisar as interpretações musicais que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas.

• Conhecer a história do teatro brasileiro durante o século XVIII e XIX.

• Conceituar musica popular brasileira.

• Listar os principais museus do mundo.

• Definir impressionismo, Expressionismo, Cubismo, Surrealismo e Dadaísmo.
 

CONTEÚDOS DE ARTE
8°e 9º Ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º semestre
1º semestre

1. História da Arte

• Impressionismo

• Pós-impressionismo

• Neo-impressionismo

• Expressionismo


2. Cores

Aspectos psicológicos das cores

1. Expressão plástica

• Vitral

• Trabalhando com sucatas


2. Artesanato

• Brasileiro

• Indígena

• Afro-brasileiro

• Africano


MACRO ATIVIDADE: músicas Folclóricas de nossa região 

2º Semestre

1. Teatro

• História do teatro brasileiro (século XVIII e XIX)

• Linguagem teatral


2. Música

• Linguagem musical

• Musica Popular Brasileira

• Musica Popular Nordestina


3. Museus

• Principais museus do mundo


MACRO ATIVIDADE:

Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 8º Ano e 9º Ano)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física

3 comentários:

  1. Amei o seu blog, muito original e objetivo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado/a Professor/a,

    Faço a divulgação destes livros sobre Pedagogia na expectativa de que algum lhe possa interessar. Agradecia que fizesse a divulgação pelos seus contactos. MUITO OBRIGADO.

    - 50 Técnicas de Avaliação Formativa, José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2012
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - O Professor faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2010
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2009
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html

    - Métodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infância (Educação Infantil). Um guia prático com actividades para os Educadores de Infância e para os Pais. José Lopes & Helena Silva, Areal Editores, 2008.
    http://www.wook.pt/ficha/metodos-de-aprendizagem-cooperativa-para-o-jardim-de-infancia/a/id/1430210
    Podem ser adquiridos na Livraria Saraiva - http://www.livrariasaraiva.com.br; zambonibooks@terra.com.br; Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br
    Com os melhores cumprimentos,
    José Lopes jlopes@utad.pt
    Professor associado de psicologia da educação e da aprendizagem
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    Helena Silva helsilva@utad.pt
    Professora associada de metodologia de ensino das ciências
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    ResponderExcluir