PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS ENCANTADAS
JUSTIFICATIVA
O Projeto de Leitura Contadores de Histórias Encantadas é uma ação educativa dirigida aos alunos do 5º ano de Ensino Fundamental para que se aproximem do universo encantado, possibilitando a aprendizagem de novas competências lingüísticas. Ao longo do percurso proposto, as crianças terão diferentes oportunidades de ouvir, ler, escrever, contar, produzir e reproduzir histórias, que as ajudarão a revelar os segredos de cada história.
Esse Projeto foi elaborado de acordo com os princípios do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área da leitura, para desenvolver o gosto pela leitura dos alunos participantes (oficineiros) e o prazer de ouvir Histórias Encantadas aos ouvintes a quem o projeto se destina.
OBJETIVOS
O objetivo principal desse Projeto é Conhecer diversas Histórias Encantadas e utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos oportunizando a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo, desenvolvendo habilidades sociais, o hábito de ouvir com atenção como também ampliar o vocabulário, Intervir, posicionar, julgar e modificar o roteiro de cada história fazendo uma ponte entre o encantado e a realidade que a criança está inserida.
RECURSOS
Serão utilizados como recursos didáticos textos como: gibis, livros de histórias infantis, histórias em quadrinhos, poemas, piadas entre outros gêneros expostos em oficinas. Além de usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc para a confecção de máscaras, vestimentas e cenários. Para as apresentações das histórias serão utilizados datashow, aparelho de som, livros de Histórias infantis,CD,e fanoches, tapete, almofadões, aparelho de som.
TEMPO PREVISTO: as oficinas serão desenvolvida ao longo de todo o ano.
DESENVOLVIMENTO:
Procurar conhecer quais as histórias infantis que mais interessam à turma.
Planejar várias histórias para apresentá-las seja em forma de roda de leitura ou apresentação de DVD ou através de CD. A exemplo:
* Branca de Neve e os Sete Anões – DVD
* Dona Baratinha – Contada
* João e Maria – Leitura
* Os Três Porquinhos -DVD
* Cinderela – CD
* A Bela e a Fera – CD
* O Príncipe Sapo – contada
* Chapeuzinho Vermelho – teatro de fantoches
* Branca de Neve e os Sete Anões – DVD
* Dona Baratinha – Contada
* João e Maria – Leitura
* Os Três Porquinhos -DVD
* Cinderela – CD
* A Bela e a Fera – CD
* O Príncipe Sapo – contada
* Chapeuzinho Vermelho – teatro de fantoches
OFICINA I
As histórias serão apresentadas em Rodas de Leituras. Nas leituras os alunos escolhem, folheiam e exploram as gravuras e inicia-se uma leitura prévia. Levarão o livro para casa para uma leitura mais profunda e na próxima Roda de Leitura os aluno apresentarão a história recontando de sua maneira para toda a turma. Na apresentação das historias através de DVD e CD, o aluno fará individualmente ou em grupo um relato da historia vista ou ouvida apresentando a história fazendo o reconto conjunto, interpretando a história traçando o perfil dos personagens principais;alem ilustrá-la no caderno. O procedimento será o mesmo, em todas as apresentações.
OFICINA II
As histórias serão apresentadas em Rodas de Leituras. Nas leituras os alunos escolhem, folheiam e exploram as gravuras e inicia-se uma leitura prévia. Levarão o livro para casa para uma leitura mais profunda e na próxima Roda de Leitura os aluno apresentarão a história recontando de sua maneira para toda a turma. Na apresentação das historias através de DVD e CD, o aluno fará individualmente ou em grupo um relato da historia vista ou ouvida apresentando a história fazendo o reconto conjunto, interpretando a história traçando o perfil dos personagens principais;alem ilustrá-la no caderno. O procedimento será o mesmo, em todas as apresentações.
OFICINA II
Apresentação e interpretação das histórias. Os alunos deverão ler a história , distribuir papéis e apresentar dramatizando para toda a turma.
OFICINA III
Preparar material para a apresentação das histórias a serem apresentadas na Creche como escolha de livros, aventais, máscaras, acessórios e objetos que caracterizam as histórias a serem apresentadas. Marcar dias e horários para as apresentações.
OFICINA IV
Formação de grupos de alunos para preparar algumas histórias para serem dramatizadas na Feira Cultural da Escola.
Temas Transversais abordados no projeto:
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento.
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
AVALIAÇÃO:
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
AVALIAÇÃO:
Ao final de cada oficina, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por desenharem o que sentiram com as atividades, o que mais gostaram, o que deu certo e o poderá ser feito para melhorar as apresentações.
Como produto final será elaborado o Livro da Turma dos “Contadores de Histórias Encantadas”, com as melhores produções realizadas durante todo o ano.
BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA
livros variados de Histórias infantis
Nenhum comentário:
Postar um comentário