domingo, 4 de março de 2012

Diagnostico Piagetiano (análise da conservação de quantidade)

Pesquisa realizada com alunos do 1º Ano da EMEF Severino Ramos da Nóbrega e  do Ensino Infantil da CEI Marta Maria de Medeiros Casado.

MARIA DAS VITÓRIAS SILVA CUNHA6 ANOS
NÍVEL DE DESENVOLTURA
II (IGUALDADE)
 A Maria Aparecida recita corretamente os numerais, estabelece correspondência termo a termo, mas quando há modificações na estrutura da disposição do material, ela afirma ter mais objetos onde há mais espaço. Portanto, ela encontra-se no nível II de conservação de quantidade.    





DANIELE ALVES DOS SANTOS 6 ANOS
NÍVEL DE DESENVOLTURA
I (NÃO-IGUALDADE)
    A Daniele recita os numerais de forma mecânica sem fazer correspondência com o objeto (observe que há mais azuis), e na sua própria formação ela afirma  ter mais objetos onde há mais espaço (as vermelhas). Portanto, ela encontra-se no nível I de conservação de quantidade pois ainda não estabelece correspondência termo a termo. Sendo assim ela não consegue fazer conjuntos com o mesmo numero de objetos, não conseguindo a igualdade de conjuntos. 




EDUARDA ARANTES FERREIRA DE FRANÇA 6 ANOS
NÍVEL DE DESENVOLTURA
I (NÃO-IGUALDADE)
A Eduarda canta corretamente os numerais, ordena aos pares (foto1), mas quando há modificações na estrutura da disposição do material, ela afirma ter mais objetos onde há mais espaço (foto 2 e 3). Portanto, ela encontra-se no nível II de conservação de quantidade.    

JOSÉ LUIS DA CRUZ 4 ANOS
NÍVEL DE DESENVOLTURA
I (NÃO-IGUALDADE)
O José Luís recita os numerais de forma aleatória (sem sequência numérica), não faz correspondência com o objeto (observe que há mais azuis. Portanto, ela encontra-se no nível I de conservação de quantidade pois ainda não estabelece correspondência termo a termo. Sendo assim ela não consegue fazer conjuntos com o mesmo numero de objetos, não conseguindo a igualdade de conjuntos. 
NEANDSON THALYSSON DOS SANTOS DINIZ 6 ANOS 
NÍVEL DE DESENVOLTURA
III 
(CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE)
O Neandson estabelece correspondência termo a termo, não se deixa levar pelas alterações nas configurações espaciais entre as fichas. É segura em seus argumentos sobre  o comprimento das fileiras.     


   

2 comentários:

  1. Olá, sou fa do seu blog!!!
    Gostaria de pedir uma gd ajuda, se possivel!!!
    ...me efetivei esse mes(PEB II),e até entao dei aula de professora eventual por alguns meses para 4 ano. Nao tenho experiencia, NAO SEI FAZER planejamento mensal, nao sei o como trabalhar e muito menos o que fazer..estou desesperada, por favor me ajude!!!
    E para complicar sou a unica professora de Artes, ja que é uma escola municipal que é o primeiro ano que eles trabalham com 6 ano a 9 ano.
    Por favor, me ajude!!!
    Meu email p contato julianatupperware@bol.com.br
    muuito obrigada!

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  2. Olá ju,
    Desculpe-me por só estar respondendo agora, mas é que estive um pouco afastada de meu blog...
    Mas se ainda lhe interessar, já tem postado um planejamento anual de Artes do 6º ao 9º Ano. Basta você distribuir os conteúdos por bimestre e por mês. Tambem há um modelo de Sequencia Didatica que pode ser mensal ou semanal. Estarei logo mais postando alguns assuntos dos quais voce poderá aproveitar com seus alunos.
    Agradeço pelo carinho que deposita no meu blog!!!

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