ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL SEVERINO RAMOS DA NÓBREGA
TEMPO ESTIMADO: março/2012 (em média 10 aulas cada turma) 1º
BIMESTRE
ANO: 6º ao 9º e SUPLETIVO A e B
TURNO: VESPERTINO E NOTURNO DISCIPLINA: ARTES
PROFESSORA: FABIANA DALIARK DA SILVA CASADO
SEQUENCIA
DIDÁTICA
CONTEUDOS: Projetos Emancipação de Picuí.
OBJETIVOS:
·
Trabalhar com História de Picui.
·
Estudar alguns aspectos da Arte Contemporânea.
procedimentos
6º e 7º Ano e
Supletivo A
·
Pré-história e Sítios Arqueológicos de Picuí
·
Releitura da bandeira e do Brasão municipal
·
Complementação de figuras relativas à paisagens
naturais ou artificiais do município
·
História em quadrinhos da colonização de Picuí
·
Cantoria da canção de Picuí
·
Comparação de fotos (antigas e atuais)
·
Quebra cabeça (ampliar uma foto de um ponto turístico,
por exemplo e recortar para montar)
·
Texto lacunado
·
Palavras cruzadas
·
Encenação – teatro
·
Estudo das cores
|
8º
Ano e 9º Ano e Supletivo B
·
Produção de paródias, poemas
·
Biografias de Picuienses que fizeram ou fazem a nossa
história.
·
Estudo de poemas de Antonio Henriques
·
Fotografias/gravuras
– através de fotos ou gravuras perceber as diferentes épocas, considerando
aspectos culturais, políticos e sociais;
·
Elaborar textos
sobre as fotografias analisadas
·
Trabalhar obras
de artistas picuienses
·
Apresentação de
DVDs de Picuí ontem e hoje
|
MATERIAL
Poemas xerografados, Lápis
coloridos, Réguas, cadernos de desenhos, notbook /datashow e cd player.
DESENVOLVIMENTO
6º ano e 7º ano
1º semana:
1.
Relembrar do
processo histórico da colonização de Picuí;
2.
Cantoria da canção de Picuí;
3.
Pré-história e
Sítios Arqueológicos de Picuí (slides);
4.
Releitura da bandeira e do Brasão municipal.
2º semana:
1.
Dramatização da historia da colonização de Picuí (7º
ano);
2.
Palavras cruzadas e texto lacunado da Canção de Picuí;
3.
Comparação de
fotos antigas e atuais (site Picuí Minha Terra)
3º semana:
1.
Confecção de quebra-cabeça com fotografias de pontos
turísticos;
2.
Complementação de figuras
relativas à paisagens naturais ou artificiais do município
3.
Confecção de pombinha em origami
4ª semana:
Cores: cor luz - cor
-pigmento - quentes e frias primárias
|
8º e 9º ano
1ª semana:
1.
Relembrar do
processo histórico da colonização de Picuí;
2.
Cantoria da canção de Picuí;
3.
Releitura da bandeira e do Brasão municipal.
2ª semana:
1.
Apresentação da
música “Seio de Minas” Paula Fernandes e “Ceará terra da luz” Fagner, para
compor uma paródia;
2.
Relembrar alguns Picuienses que fizeram ou
fazem a nossa história;
3.
Estudo de poemas de Antonio Henriques “Berço amado” e
“sururu de mei de feira” (vídeo produzido pelo PROJOVEM
3ª semana:
1.
Fotografias/gravuras
– através de fotos ou gravuras perceber as diferentes épocas, considerando
aspectos culturais, políticos e sociais(site Picuí Minha Terra);
2.
Elaborar textos
sobre as fotografias analisadas
4ª semana:
1.
A arte da
Fotografia
2.
Fotografia x
pintura
3.
Foto digital
–Estúdio fotográfico
|
Avaliação: através da observação,da
realização e da reflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário